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Orientações para escrita da Revisão Teórica


Título em Português (frase longa que sintetize todo o trabalho)


RESUMO
Para artigos originais, redigir um resumo com até 250 palavras. O resumo deverá conter as informações relevantes de forma clara e precisa, permitindo ao leitor ter uma ideia geral do estudo. Deverá incluir descrição resumida de todos os métodos empregados e da análise estatística efetuada. Expor os resultados numéricos mais relevantes. As conclusões devem ser baseadas nos resultados do estudo e não da literatura. Evitar o uso de abreviações e símbolos. Não citar referências.
Palavras-chave: Citar entre três e seis palavras ou expressões-chave. As palavras e/ou expressões devem ser separadas entre si por ponto final. Atenção às maiúsculas no inicio de cada palavra.

ABSTRACT ou RESUMEN
O abstract do manuscrito deve ser fiel ao resumo em Português e não uma versão. 

Keywords ou Palabras-Clave: Citar os correspondentes aos descritores (palavras-chave) conforme aparecerem em português. Deverão ser apresentados na mesma ordem em que foram citados.

1 INTRODUÇÃO
A introdução deverá ser sucinta, apenas para introduzir o tema e explicar a questão pesquisada, mas sem revisão extensa de literatura. Ao final, apresentar os objetivos do estudo de forma clara e precisa. Não deverão existir palavras em negrito.

2 REVISÃO
Fazer a revisão de literatura. Revisões são avaliações críticas sistematizadas da literatura disponível sobre determinado assunto. Deverão conter os objetivos, as fontes pesquisadas, os critérios adotados os dados obtidos, suas aplicações. É importante trazer contribuições recentes e não só antigas. Não deverão existir palavras em negrito. Pode haver separação por conteúdos, devendo ser adotada uma numeração progressiva, a saber:
2.1 Seção secundária (enunciar título)
2.2 Nova seção secundária (enunciar título)
2.2.1 Seção terciária (enunciar título)

3 DISCUSSÃO
Na discussão deverão ser realçadas as informações novas e originais obtidas na investigação, comparado ao que foi achado na literatura e explicando as diferenças que ocorrerem. Explique os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como suas limitações e faça recomendações decorrentes. Não deverão existir palavras em negrito.

4 CONCLUSÃO
Finalizar com as conclusões pertinentes aos objetivos do estudo. Não deverão existir palavras em negrito.



REFERÊNCIAS
Todos os autores citados no texto deverão constar dessa seção. Ordene-as em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT. O alinhamento das referencias devem ser à esquerda (não justificar).
Ex: 1 autor: KLOETZEL, 2001
2 autores: EATON; KONNER, 1985
3 autores: SILVA; MACEDO; ROCHA, 2008
mais de 3 autores: MANN et al., 1962
No texto, quando não estão entre parênteses, citar até 3 autores e, em caso de mais de 3, citar o primeiro seguido de “e outros”. Em caso de periódicos utilize seu nome por extenso (não abreviado) e não esqueça de introduzir a cidade da publicação do periódico.
Siga corretamente a formatação, os espaços e a pontuação, observando os exemplos.

Exemplo – texto em periódico científico:
MATSUDO, S. M. Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento. Revista Brasileira Educação Física Especial, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 135-137, set. 2006.

Exemplo – livro:
MARZANO-PARISOLI, M. M. Pensar o corpo. Petrópolis: Vozes, 2004.

Exemplo – dissertação / tese:
PRADO, S. M. A. Aderência à Atividade Física em Mulheres Submetidas a Cirurgia por Câncer de Mama. 183 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Faculdade de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001.

Exemplo – capítulo de livro ou texto dentro de outro:
KUITERS, A. T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNEST, W. H. O. Chemical of trees litters on herbaceous vegetation. In: FANTA, A. Forest dynamics research in Western in Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p. 140-170

Exemplo – consulta de site
WHO. World Health Organization. Health, history and hard choices: Funding dilemmas in a fast in a fast-changing world. Global Health Histories, Geneva, ago, 2006. Disponível em: <http://www.who.int/global_health_histories/seminars/presentation07.pdf >. Acesso em 5 dez 2008.

Fonte: UFJF

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