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Ácidos e Bases - Indicadores


Objetivos:

- Compreender o conceito proposto por Arrhenius para ácidos e bases;
- Compreender o conceito de pH;
- Identificar substâncias ácidas e básicas com uso de indicadores natural e sintéticos;
- preparar escala de pH com extrato de repolho roxo como indicador;

Materiais e Métodos:

Materiais:

- Hidróxido de sódio (NaOH)
- Ácido clorídrico (HCl) 37% a 0,4 mol/L
- Extrato de repolho roxo;
- Fenolftaleína;
- Azul de bromotimol;
- Tubos de ensaio;
- Béqueres;
- Pipetas de Pasteur;
- Balança analítica;
- Espátula;
- Água destilada;
- (materiais trazidos de casa pelos alunos)

Método. (não copiar na íntegra, trago apenas uma ideia. Escrevam na forma de texto com verbos no pretérito perfeito)

Prepare 50mL de solução básica pesando 0,6g de hidróxido de sódio no béquer. dissolva com um pouco de água e passe para o balão volumétrico e complete com água destilada até o menisco.
Para preparar a escala de pH utilize 6 tubos de ensaio para a base e  6 para o ácido. Com a pipeta de Pasteur passe uma amostra de ácido clorídrico para  o primeiro tubo de ensaio e complete-o com extrato de repolho roxo. Em seguida com uma pipeta limpa pegue uma amostra do primeiro tubo de ensaio para o segundo e complete-o com extrato de repolho roxo. repita o procedimento sucessivamente até o último tubo de ensaio. Faça o mesmo procedimento para a solução básica.

Em outros 4 tubos de ensaio, misture a base e o ácido, separadamente, com algumas gotas de fenolftaleína e com azul de bromotimol e anote as cores observadas;

Prepare as amostras com os materiais trazidos de casa e confira a acidez utilizando extrato de repolho roxo e comparando com a escala de pH previamente preparada;


QUESTÕES:

1. Como Arrhenius conceitua ácidos e bases?
2. Como os ácidos e bases estão presentes no cotidiano das pessoas?
3. Quais as importâncias dos ácidos e bases?
4. O que são indicadores ácidos e base? Exemplifique indicadores naturais e sintéticos e explique como eles agem e em qual faixa de pH.
5. O que é pH e ara que serve?
6. Explique detalhadamente, inclusive com imagem da reação, o equilíbrio da fenolftaleína em meio ácido e básico, justificando sua mudança de cor.
7. Por que o repolho roxo tem maior variedade de cores que os indicadores sintéticos testados? No que isso implica?

As questões servem para nortear a escrita do relatório que deverá conter:

Capa
Contracapa

1. Introdução (texto dissertativo sobre ácidos e bases com foco no conceito de Arrhenius, escala de pH, indicadores, importância dos ácidos e bases e no final objetivos do trabalho)

2. Materiais e Métodos

2.1. Materiais (conforme listado acima)
2.2 Métodos (texto explicando o passo a passo)

3. Resultados e Discussão (resultado das cores testadas no laboratório na escala do repolho roxo e nos indicadores sintéticos, e também com os materiais que trouxeram de casa (para quem trouxe) explicar detalhadamente o significado das cores segundo conceito de Arrhenius. Explicar também sobre a fenoftaleína todos os detalhes. Comparar indicadores sintéticos com o natural de repolho roxo


4. Conclusão
Quais os aprendizados adquiridos? escreve na forma de frases afirmativas as principais conclusões tiradas.

5. Referências Bibliográficas (sites confiáveis, oficiais, (química nova na escola por exemplo) livros, inclusive da biblioteca do SESI)


Clique aqui e veja modelo do relatório (atualize a data e o trimestre do trabalho)

PARA SER ESCRITO EM DUPLA E ENTREGUE ATÉ O DIA 20/11/2018. Qualquer dúvida me procurem.

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