Seminário é uma exposição oral de transmissão de conhecimentos técnicos ou científicos a respeito de um assunto de uma área de conhecimento.
Para avaliar os seminários propostos, serão observados os seguintes critérios:
TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 15 min
TEMPO PARA PERGUNTAS PÓS APRESENTAÇÃO: 5 min
TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 15 min
TEMPO PARA PERGUNTAS PÓS APRESENTAÇÃO: 5 min
1. Uso adequado do tempo - será observado como o aluno organizou o tema para que todas as informações fossem transmitidas dentro do tempo especificado, com tolerância de 3 minutos menos e 3 minutos a mais. (PESO - 5%)
2. Planejamento e organização - será observado se durante a apresentação fica perceptível o planejamento e organização do trabalho dentro da equipe, se os alunos têm domínio total da apresentação ou se precisam ser "cutucados" para saber que hora falar. (PESO - 15%)
3. Postura. será observada a gesticulação, a oralidade, a movimentação, os olhares, a linguagem, a formalidade expositiva e comportamento enquanto ouve o colega apresentar. (PESO - 15%)
4. Qualidade dos slides - está relacionada à quantidade de informações presentes nos slides. recomenda-se: pouco texto; mais figuras, tabelas e gráficos legíveis; fontes e fundos de slides adequados, ou seja, a cor da fonte depende da cor do fundo do slide para dar visibilidade. (PESO - 5%)
OBS 1: coloquem nota de rodapé, com fonte pequena, com as referências bibliográficas utilizadas no slide em questão.
OBS 2: após o slide inicial, o próximo traga a apresentação sucinta do tema, e relação tópica do que será visto no seminário;
5. Domínio do conteúdo - será observado se o aluno compreende o que ele fala, ou simplesmente reproduz um texto decorado, também se ele domina todo o tema ou apenas a sua fala, e ainda será observada a coesão e coerência nas ideias expressas durante a fala (se gagueja, se a fala apresenta ordem lógica ou se a fala está confusa) (PESO - 35%)
6. Clareza e objetividade - será observada a capacidade de síntese do conteúdo para apresentação no tempo determinado. (se todo o tema foi apresentado na sequência lógica, se houve enrolação para passar o tempo) (PESO - 20%)
7. Qualidade/Habilidade das respostas pós-apresentação - será observada a qualidade da resposta, a sinceridade, e a velocidade de raciocínio. (PESO - 5%)
8. Formulação de perguntas e observações criativas e de interesse da disciplina - será observada a interação com os outros temas, o comportamento durante as apresentações. a saber:
o aluno terá 0,2 décimos de desconto para cada postura inadequada dentro da apresentação alheia; o aluno terá bônus de 0,2 décimos para cada pergunta criativa, original e lógica dentro da apresentação, ou seja, perguntas prontas não contam como bônus.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJá estou nervosa com esse seminário...Só pela pressão que Marcelo vai colocar, eu vou gaguejar. Começando pela criação desses critérios ;'(
ResponderExcluirInteração no site, tbm vale nota? kkkk
ResponderExcluirde certo modo.
Excluir